Um programa organizacional para despertar sobre a inteligência que o mundo tanto esperava:
A Inteligência Interior, porque em um mundo de novas tecnologias todos se sentem de alguma forma ameaçados:
Segundo Amy Webb, Futurista reconhecida mundialmente e CEO de Future Today Institute, os principais CEOs estão decidindo sobre tecnologias tão importantes com medo e FOMO.
Reforça Bob Johansen, autor do Leaders Make the Future, Fellow do Institute for the Future, que uma das cinco habilidades das novas lideranças para os tempos de hoje é voluntariamente se engajar em nosso medos.
Se "O Sucesso de uma intervenção depende da condição interior do interventor"*, com qual frequência você decide no medo?
É uma capacitação composta por palestras e vivências, tanto para sensibilização no tema, como a opção de aprofundamento em uma capacitação de 20 horas dividido em 5 módulos, e mentoria personalizada para líderes e suas organizações.
Co-criação e facilitação de Carol Andrade com Alexandre Berg, Doutor em Computação, Helper, professor e Coordenador de turmas dos Programas Pathwork® de Transformação Pessoal.
Baseado na experiência profissional e acadêmica de ambos, tanto na área de tecnologia como de desenvolvimento humano, e com referencial teórico do Pathwork®, um caminho internacional de autoconhecimento profundo; Coragem para Liderar de Brene Brown, Leaders Make the Future de Bob Johansen e a Teoria U de Otto Scharmer. Dados de tendências de futuro são de Amy Webb da Future Today Institute.
Foto ao lado em oficina realizada no Festival Social Good Brasil 2024.
*Frase de Bill O'Brien
As quatro dimensões da Inteligência Interior:
Durante a capacitação aprofundamos nas quatro dimensões da inteligência interior, abordando-a a partir da experiência pessoal do participante, e um último módulo sobre como o participante pode ser uma liderança multiplicadora dessa inteligência dentro da sua organização:
Autoridade Interior
Diferenciação entre o eu interior ou vontade interior e o ego ou a vontade exterior, ajudando o participante a desenvolver uma escuta atenta sobre si, desenvolvendo a verdadeira auto-confiança. Depositar a autoridade em si e não na tecnologia é o começo do trabalho para melhor lidar com ela ao seu favor, ao seu serviço e não o contrário.
Abertura para Incertezas
A importância de falar das ameaças que as novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial, exerce na sociedade, trazendo a consciência como a resistência e as defesas para viver as mudanças que estão fora do nosso controle atuam. Falar dos medos de um futuro incerto é fundamental para posteriormente poder ter consciência dele sempre que ele aparecer para si e para sua equipe. Aprender a navegar nos medos da sociedade é fundamental.
Arte da Investigação Interior
Um líder com inteligência interior ativada percebe a diferença quando seu Eu Observador está atuando, ou quando seu Eu Crítico o está detonando. Aqui aprendemos a perceber nossas emoções, sentimentos, reações mais comuns na nossa vida, a identificar padrões, e a se dar conta quando nosso Eu Crítico toma a frente e nos destrói emocionalmente, para não mais permitir que sejamos tão tiranos conosco.
Inteligência Colaborativa
Aqui ativamos a inteligência interior para melhor nos relacionarmos com o outro, para escutas e confrontos saudáveis, explorando a ilusão da separação e da competição do eu versus o outro, para uma perspectiva de união e colaboração, criando relacionamentos mais duradouros com equipe, parceiros, e aliados. .